Pages

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Alerta contra os escorpiões

Resultado de imagem para fotos dos escorpiões mais perigosos do mundo

O Ministério da Saúde estimou a quantidade de acidentes por escorpiões em 2015 e assusta: aproximadamente 74,5 mil pessoas foram picadas em todo o Brasil – um aumento superior a 24% no período de quatro anos. 
Animal pequeno , o escorpião,  tem se reproduzido em uma proporção anormal durante o verão. É possível encontrá-los no jardim, na janela, na pia ou lavanderia.

Segundo pesquisadores,   isto irá aumentar se o acúmulo de lixo permanecer nas ruas, se a população continuar mal informada em como lidar com o animal.  Em São Paulo, moradores  relataram que em apenas uma semana, cerca de cem escorpiões foram capturados. 

O  escorpião amarelo se reproduz até duas vezes ao ano. Mas,  quando sofre um estresse, ele entra em um processo de reprodução assexuada, se autoreproduz fora de época e libera de 20 a 30 filhotes no ambiente, segundo pesquisadores. É a terceira espécie de escorpião mais perigosa do mundo.
Evitar louça na pia da cozinha, o lixo do banheiro, pois chamam os escorpiões. É prudente também tampar  todos os ralos e pias, porque baratas são a principal fonte de alimentação dos escorpiões e grande responsável por seu aparecimento nas  residências. 

Os escorpiões também costumam aparecer em locais  mais próximos de um cemitério, terreno baldio, trem ou riacho. Como o veneno  não mata o bicho, o recomendado é que ao encontrar com  um, utilize  algum objeto que esmague ou corte o escorpião ao meio.
Vale ressaltar que a picada do escorpião amarelo pode matar. Ele consegue se instalar em uma residência por até um ano  sem precisar se alimentar.  E o mais grave, os inseticidas usados para combater insetos não funcionam para controlar escorpiões. 

As vítimas que correm o maior risco são as crianças de até 12 anos e os idosos. É importante utilizar calçados nos jardins e manter a casa sempre limpa e livre de sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário