ERROS QUE ALGUMAS
VEZES NÓS PROFESSORES EM SALA DE AULA
COMETEMOS:
Utilizar o tempo de
aula para corrigir provas
Deixar a turma sem
fazer nada ao corrigir exames ou propor que eles confiram as avaliações.
O melhor é evitar. Corrigir provas é nossa tarefar, para
que possamos aferir os pontos em que cada um precisa avançar. O momento certo
para isso é na hora-atividade.
Exigir que todos falem :
Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
"E você? Quer acrescentar algo?". Os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.
Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
"E você? Quer acrescentar algo?". Os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.
Não desafiar alunos :
Crianças que terminam suas tarefas, ao esperar que os demais acabem, às vezes atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando e perdem a chance de aprender mais..
Ter uma segunda atividade relacionada a primeira para os mais rápidos é uma boa dica.
Crianças que terminam suas tarefas, ao esperar que os demais acabem, às vezes atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando e perdem a chance de aprender mais..
Ter uma segunda atividade relacionada a primeira para os mais rápidos é uma boa dica.
A turma organiza a sala :
A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em grupo, rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades .
Analisar se a mudança na disposição das carteiras influi no aprendizado. Vale programar arrumações prévias, se os resultados são positivos.
A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em grupo, rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades .
Analisar se a mudança na disposição das carteiras influi no aprendizado. Vale programar arrumações prévias, se os resultados são positivos.
Falar de atualidades e esquecer o
currículo :
Abordar o assunto mais badalado do momento por várias aulas pode sacrificar o tempo necessário aos conteúdos.
Dosar atualidades e contextualizar o tema é a melhor solução.
Abordar o assunto mais badalado do momento por várias aulas pode sacrificar o tempo necessário aos conteúdos.
Dosar atualidades e contextualizar o tema é a melhor solução.
Atividades manuais sem conteúdo :
Pedir que os alunos façam lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedagógico.
O ideal seria propor atividades manuais ligadas a conteúdos curriculares , aproveitando principalmente as aulas de artes.
Propor pesquisas :
Solicitar trabalhos individuais sobre um tema sem nenhuma subdivisão, às vezes torna-se repetitivo, superficial, produções iguais. .
Dividir o tema em outros e com indicações do que se deseja pesquisar. A investigação se torna mais profunda e dinamiza a socialização.
É bom lembrar que nem tudo o que está fora do planejamento é perda de tempo. Questionamentos
são provas de interesse no assunto ou de que um ponto precisa ser esclarecido
e/ou reforçado. Para isto, vale a pena
sim abrir espaço. As atividades reflexivas auxiliam na aprendizagem .
Nenhum comentário:
Postar um comentário