Pages

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

EDUCADORES





ERROS QUE ALGUMAS VEZES NÓS  PROFESSORES EM SALA DE AULA COMETEMOS:
 Utilizar o tempo de aula para corrigir provas

Deixar a turma sem fazer nada ao corrigir exames ou propor que eles confiram as avaliações.

O melhor é evitar. Corrigir provas é nossa tarefar, para que possamos aferir os pontos em que cada um precisa avançar. O momento certo para isso é na hora-atividade.

 Exigir que todos falem :
Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
"E você? Quer acrescentar algo?". Os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.

 Não desafiar alunos :
Crianças que terminam suas tarefas, ao esperar que os demais acabem, às vezes  atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando e perdem a chance de aprender mais..
Ter uma segunda atividade relacionada a primeira para  os mais rápidos  é uma boa dica.

A turma organiza a sala :
A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em grupo, rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades .
 Analisar se a mudança na disposição das carteiras influi no aprendizado. Vale programar arrumações prévias, se os resultados são positivos.

Falar de atualidades e esquecer o currículo :
Abordar o assunto mais badalado do momento por várias aulas pode sacrificar o tempo necessário aos conteúdos.
Dosar atualidades e contextualizar o tema é a melhor solução.

 Atividades manuais sem conteúdo :
Pedir que os alunos façam  lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedagógico.
O ideal seria propor atividades manuais ligadas a conteúdos curriculares , aproveitando principalmente as aulas de artes.


 Propor pesquisas :
Solicitar  trabalhos individuais sobre um tema sem nenhuma  subdivisão, às vezes torna-se repetitivo, superficial, produções iguais. .
Dividir o tema em outros  e com indicações  do que se deseja pesquisar. A investigação se torna mais profunda e dinamiza a socialização.


É bom lembrar que nem tudo o que está fora do  planejamento é perda de tempo. Questionamentos são provas de interesse no assunto ou de que um ponto precisa ser esclarecido e/ou reforçado. Para isto,  vale a pena sim abrir espaço. As atividades reflexivas  auxiliam na aprendizagem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário