Pages

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SEED REALIZA:

 II Encontro Estadual do Programa Mais Educação

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) promoveu na manhã desta terça-feira, 7, no Teatro Atheneu, o II Encontro Estadual do Programa Mais Educação. Na ocasião foram lançados oficialmente o Programa Mais Educação no Campo, o Comitê Territorial de Educação Integral e o Portal do Mais Educação. O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, abriu a solenidade.
"Tratar a educação com o empenho e a responsabilidade que ela merece é uma prioridade do Governo de Sergipe. Por isso, a SEED está promovendo o Encontro do Programa Mais Educação, que tem demonstrado muito êxito nas escolas inseridas nesse programa. Em 2008 tínhamos oito escolas inseridas no Mais Educação. Esse número deu um salto, e atualmente 174 escolas em 58 municípios se inscreveram no programa. Investir na boa educação é contribuir para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país", disse o secretário.
A professora Ângela Machado, coordenadora estadual do Programa Mais Educação, não escondeu a emoção durante a realização do evento. "Esse encontro é a consolidação do Mais Educação no estado, que tem contribuído para um ensino mais dinâmico e participativo. Os lançamentos do Mais Educação no Campo, do Comitê Territorial e do nosso portal fortalecerão mais ainda o programa, impulsionando uma política de educação integral em Sergipe", revelou a coordenadora.
Durante o evento, a professora Ana Emília de Castro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou melhor a importância do Comitê Territorial de Educação Integral. "O comitê é uma estratégia de indução para uma política pública de educação integral. Para acontecer esse processo, é necessária a articulação de diversos atores e segmentos da sociedade civil e estatal. Por isso esse apoio que o Governo de Sergipe tem nos dado é fundamental para o êxito do comitê e do Mais Educação", disse a professora.
Educação integral
Quem também esteve presente ao evento foi o professor Antônio Lídio Zambon, coordenador geral de políticas de educação do campo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). "O Mais Educação no Campo está inserido no Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), possibilitando levar às escolas do campo uma educação integral que, além do ensino regular, ofereça também atividades esportivas, culturais e relacionadas à realidade local, como produção orgânica, reflorestamento, agroecologia, dentre outras atividades.
Alunos de escolas que já aderiram ao Mais Educação revelaram que o programa é um sucesso e estimula o jovem a permanecer na escola, a exemplo de Kelvin Santana, aluno do Colégio Estadual Barão de Mauá. "Minha escola é excelente, pois, além das matérias comuns, temos aula de reforço e de violão. Passamos mais tempo em companhia dos colegas e dos professores. Fazemos novas amizades e aprendemos mais", disse o aluno.
A professora Maria Cristina Santos, diretora do Barão de Mauá, reitera as palavras do aluno. "É gratificante para o professor ter o reconhecimento do seu trabalho por parte do aluno. O Mais Educação tem proporcionado isso, pois envolve toda a comunidade escolar em projetos e atividades que enriquecem ainda mais o ensino e o aprendizado", disse a diretora.
Portal do Mais Educação
O professor Everton Siqueira, diretor da Coordenadoria de Informática da Secretaria de Estado da Educação (Codin), fez a apresentação do Portal do Mais Educação. "A magnitude do Mais Educação merecia um portal. Por isso a SEED criou mais essa ferramenta, que terá informações, orientações, documentos e leis e todas as notícias relativas ao programa. O portal é de fácil acesso e está agregado ao portal da Educação", disse o diretor.
Apresentações culturais

Alunos de escolas de Estância inseridas no Mais Educação apresentaram um jogral contando um pouco das ações do programa nas escolas. Já os alunos de escolas de Itabaiana contaram a história do município por meio de dança, música e dramatizações.

Presenças
Compareceram ao evento o deputado estadual João Daniel; a secretária adjunta da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Selma Amorim Santos; o assessor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e Turismo, José Haroldo Barros, além de prefeitos e secretários municipais de educação e assessores da Seed. FONTE * Portal da Educação SEED

Nenhum comentário:

Postar um comentário