Pages

domingo, 7 de abril de 2013

APENAS LEMBRANDO



Quem gosta de criticar, deve fazer melhor!!

Muitas atitudes da atualidade me revoltam, às vezes  a falta de escrúpulo de alguns, que tentam achar que somos  bobos ou que não temos  memória!

Querem amordaçar a nossa língua ou amaciar a nossa memória, achando que tudo que se é dito é engolido e aceito como a pura verdade dos fatos. Seja ao emitir uma simples opinião, noticiar um fato, ou mesmo quando ouvimos uma boa música com senso crítico.
Mas hoje em dia, as nossas vozes estão sendo sufocadas, algumas são caladas à força dos que fazem do besteirol um sucesso estridente, como alguns hits do momento como o “Lek, lek, .. Ela não anda, ela desfila.... e outros nem tanto atuais como Melô da Mulher Maravilha”.... e similares .

As festas oferecidas aos jovens trazem  seu caráter alienante de esquecer as dificuldades do dia-a-dia. Gonzaguinha, ele mesmo, um grande poeta fez uma crítica a esse tipo de postura. “Você deve lutar pela xepa da feira; e dizer que está recompensado… Você merece, você merece; Tudo vai bem, tudo legal; Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé; Se acabarem com teu Carnaval?” Nós, brasileiros gostamos de festas e na nossa cultura nada contra isto.

Nos conta a história que os imperadores romanos administravam as massas com o modelo “pão e circo”. Aí vemos  o pão e o entretenimento para acalmar as massas.
 A minoria do povo naquela época não era controlada e hoje também isto  se enquadra perfeitamente a quem se posiciona, a quem opina, a quem de certa forma sabe o que quer, não se deixa levar, não é controlado.
 
Lá, estavam persistindo pela disputa de poder , pelas conspirações e traições palacianas que abriam um espaço enorme de corrupção no governo, onde hoje também não é muito diferente. Você,  acredito que já pensou sobre isto seriamente nem que seja uma vez refletiu sobre isto, ou quem sabe já leu sobre isto:
“O que mais precisam? Tendo isso, eles não querem mais nada. Não têm perspectiva, não têm objetivos grandiosos. Querem só comer e se divertir. Assim cresceu o Império Romano e assim segue algumas oligarquias aqui nas “Terras de Rondon”.

Triste pensar que nos reduzem a nada, e que algumas vezes somos sujeitos a ouvir e a ter que aturar que o povo não tem memória!
 
O governo era assim na Roma Antiga e assim caminha grande parte da a humanidade hoje, como a música de Lulu Santos. O importante é manter o povo calado e contente com a esmola que recebe. Não temos mais anfiteatros para peças e lutas de gladiadores sendo construídos. Hoje é carnaval, festas fora de época, é festa de todo tipo, o pão, o peixe, a farinha, sendo distribuídos com gesto de grande “generosidade”e “solidariedade”.
Hoje é a seca imperando e os governos distribuindo míseras cestas básicas que não resolvem problema nenhum, apenas amenizam, enquanto isso  se preparam para os grandes eventos como São João, São Pedro, Copa. Os carros pipas, estes não param, não só na nossa cidade, mas onde impera a seca neste grande nordeste, neste sofrido sertão.
 
Pão e circo. Educação não. Saúde não. Educação é prejudicial. Saúde é luxo. Barriga cheia hoje, amanhã corre - se atrás para garantir o resto da semana. Promessas de dias melhores, só isso.
 
Povo dependente é coisa boa, são cabrestos que nunca se soltam. São presas fáceis, devem favor! Educar o povo é abrir seus olhos para a escravidão que nos rodeia, onde a minoria que compreende e é esmagada por um exército de pobres que continuam sorrindo com um pão sujo nas mãos, um peixe em dias de ser consumido, um circo armado, muitos confetes, serpentinas, muito som, muita propaganda. E então,  é bem melhor fazer a festa da Copa, preparar o país, esconder nossas mazelas e ver o povo sorrir feliz, nem que seja por um mês, uns quinze dias, ou uma semana de São João, de São Pedro, esse é o nosso caviar, deliciar-se pode, agora  e visão de mundo, não pode ter, nenhuma !! Então quem muito critica, não deve apoiar, deve se revoltar, deve lutar para que as massas se acordem, se despertem, pois quem muito critica, com certeza deve fazer melhor e o “melhor” é a qualidade de vida da população! Jamais se conformar com o continuísmos, com as mesmices, do pão, do circo e da mediocridade!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário