Até algum tempo, eu era contra o uso de celular em sala de aula.
Hoje mudei de idéia.
Mas antes de sair por aí divulgando e reformulando todas
as práticas e instituir o uso do
telefone celular na escola, procurei estudar a respeito e lembrar que temos muitos alunos que não têm telefone
celular e alguns celulares não dispõem de todos os recursos. Existem também
estados e municípios onde há uma lei tramitando com validade para o país todo
onde o celular é proibido na escola.
Os alunos dominam os
celulares melhor do que nós professores e aprendem rápido a usá-lo, é uma boa
idéia “deixar que eles mesmos ensinem e aprendam a usar o recurso entre eles
mesmos e aprenda você também!
Necessário também é se
for usar o celular em sala, estabelecer claramente no planejamento da sua
atividade, e descrever em detalhes no seu planejamento de aula, os objetivos do
uso do celular nas atividades propostas. Haverá sempre alguém para se indignar
com o fato do celular estar sendo usado na aula.
È preciso estabelecer
claramente as regras de uso dos celulares na escola de maneira geral e, em
particular, durante as aulas em que não estarão usando o celular “como parte da
aula”, da mesma forma como estabelecemos as regras para o uso dequalquer jogo
na escola ou atividade diferenciada.
Veja que não é difícil
negociar o que pode e o que não pode, quando se deve e quando não se deve usar
o celular. Fazemos isso da mesma forma como estabelecemos outras regras de
convivência na escola.
Também é importante
discutir com os alunos os limites éticos e morais do uso do celular, e de
outros instrumentos tecnológicos . O celular é parte do cotidiano deles e
ensiná-los a usá-lo com sabedoria é também parte da nossa tarefa como
educadores. E esta é mais uma boa razão para trabalhar celulares na escola como
ferramentas pedagógicas, pois com isso somos naturalmente levados ao seu uso
responsável e podemos desempenhar nosso papel de educadores de forma natural.
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