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segunda-feira, 24 de março de 2014

Usando o celular na escola


Até algum tempo,  eu era contra o uso de celular em sala de aula. Hoje mudei de idéia.
Mas antes  de sair por aí divulgando e reformulando todas as práticas e instituir  o uso do telefone celular na escola, procurei estudar a respeito e lembrar que  temos muitos alunos que não têm telefone celular e alguns celulares não dispõem de todos os recursos. Existem também estados e municípios onde há uma lei tramitando com validade para o país todo onde o celular é proibido na escola.

Os alunos dominam os celulares melhor do que nós professores e aprendem rápido a usá-lo, é uma boa idéia “deixar que eles mesmos ensinem e aprendam a usar o recurso entre eles mesmos e aprenda você também!
Necessário também é se for usar o celular em sala, estabelecer claramente no planejamento da sua atividade, e descrever em detalhes no seu planejamento de aula, os objetivos do uso do celular nas atividades propostas. Haverá sempre alguém para se indignar com o fato do celular estar sendo usado na aula.

È preciso estabelecer claramente as regras de uso dos celulares na escola de maneira geral e, em particular, durante as aulas em que não estarão usando o celular “como parte da aula”, da mesma forma como estabelecemos as regras para o uso dequalquer jogo na escola ou atividade diferenciada.
Veja que não é difícil negociar o que pode e o que não pode, quando se deve e quando não se deve usar o celular. Fazemos isso da mesma forma como estabelecemos outras regras de convivência na escola.

Também é importante discutir com os alunos os limites éticos e morais do uso do celular, e de outros instrumentos tecnológicos . O celular é parte do cotidiano deles e ensiná-los a usá-lo com sabedoria é também parte da nossa tarefa como educadores. E esta é mais uma boa razão para trabalhar celulares na escola como ferramentas pedagógicas, pois com isso somos naturalmente levados ao seu uso responsável e podemos desempenhar nosso papel de educadores de forma natural.

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