07 ERROS QUE ALGUMAS VEZES NÓS PROFESSORES EM SALA DE AULA COMETEMOS:
1. Utilizar o tempo de aula para corrigir provas
Deixar a turma sem fazer nada ao corrigir exames ou propor que
eles confiram as avaliações.
O melhor é evitar. Corrigir
provas é nossa tarefar, para que possamos aferir os pontos em que cada um precisa
avançar. O momento certo para isso é na hora-atividade.
2. Exigir que todos
falem :
Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
"E você? Quer acrescentar algo?". Os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.
Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
"E você? Quer acrescentar algo?". Os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.
3. Não desafiar alunos :
Crianças que terminam suas tarefas, ao esperar que os demais acabem, às vezes atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando e perdem a chance de aprender mais..
Ter uma segunda atividade relacionada a primeira para os mais rápidos é uma boa dica.
Crianças que terminam suas tarefas, ao esperar que os demais acabem, às vezes atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando e perdem a chance de aprender mais..
Ter uma segunda atividade relacionada a primeira para os mais rápidos é uma boa dica.
4. A turma organiza a
sala :
A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em grupo, rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades .
Analisar se a mudança na disposição das carteiras influi no aprendizado. Vale programar arrumações prévias, se os resultados são positivos.
A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em grupo, rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades .
Analisar se a mudança na disposição das carteiras influi no aprendizado. Vale programar arrumações prévias, se os resultados são positivos.
5.
Falar de atualidades e esquecer o currículo :
Abordar o assunto mais badalado do momento por várias aulas pode sacrificar o tempo necessário aos conteúdos.
Dosar atualidades e contextualizar o tema é a melhor solução.
Abordar o assunto mais badalado do momento por várias aulas pode sacrificar o tempo necessário aos conteúdos.
Dosar atualidades e contextualizar o tema é a melhor solução.
6. Atividades manuais
sem conteúdo :
Pedir que os alunos façam lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedagógico.
O ideal seria propor atividades manuais ligadas a conteúdos curriculares , aproveitando principalmente as aulas de artes.
Pedir que os alunos façam lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedagógico.
O ideal seria propor atividades manuais ligadas a conteúdos curriculares , aproveitando principalmente as aulas de artes.
7. Propor pesquisas :
Solicitar trabalhos individuais sobre um tema sem nenhuma subdivisão, às vezes torna-se repetitivo, superficial, produções iguais. .
Dividir o tema em outros e com indicações do que se deseja pesquisar. A investigação se torna mais profunda e dinamiza a socialização.
Solicitar trabalhos individuais sobre um tema sem nenhuma subdivisão, às vezes torna-se repetitivo, superficial, produções iguais. .
Dividir o tema em outros e com indicações do que se deseja pesquisar. A investigação se torna mais profunda e dinamiza a socialização.
É bom lembrar que nem tudo o
que está fora do planejamento é perda de
tempo. Questionamentos são provas de interesse no assunto ou de que um ponto
precisa ser esclarecido e/ou reforçado. Para isto, vale a pena sim abrir espaço. As atividades
reflexivas auxiliam na aprendizagem .
Nenhum comentário:
Postar um comentário