Pages

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VIOLÊNCIA!!! NÃO DEVE SE TOLERADA


SUPERANDO OS TRAUMAS DA VILÊNCIA SOCIAL
“ A terra porém , estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência” Gn 6.11.
Dois ônibus são incendiados em São Paulo

A violência é um fenômeno desencadeador de sofrimentos e perdas na vida de qualquer pessoa, cristã ou não. Ela faz chorar, sofrer, irar-se e, até mesmo, revoltar-se. Tudo isso é humano e legítimo. Não há nada demoníaco ou patológico nessas reações. Qualquer revolta em relação a injustiça, a violência nos desafia a viver uma radicalidade do Evangelho até as últimas consequências.
Pois é um processo doloroso saber que, mesmo servindo um Deus soberano e bondoso, podemos perder nosso ente querido vítima das maiores barbáries praticadas por aqueles que não têm o amor de Cristo no coração. É possível perdoar atos violentos? O que as escrituras nos mostram? Qual a origem da violência? Essas são as questões da vida que precisam ser respondidas.
 
Por que será que alguém repentinamente, por impulso, age como atitudes de animais irracionais? Ou por vezes pior? Em alguns casos vemos que até os animais protegem as suas crias. Por que o ser humano às vezes é incapaz de agir assim?
A violência é o resultado direto da rebelião de Adão e Eva contra Deus. Gn. 3.4-24; 6.5. A violência generalizou-se de tal forma, que constrangeu a Deus a destruir o mundo antigo pelas águas do dilúvio. Gn. Cap. 6. Vivemos dias semelhantes aos de Noé. Por isto, a Igreja de Cristo, como sal da terra e luz do mundo, deve-se postar como a voz profética de Deus contra todos os tipos de violência. Não podemos nos conformar com o presente século. Rm. 12. 1,2.
Há formas de violência que embora não agridam fisicamente, são mental e emocionalmente destrutivas. Entre as mais comuns, encontram-se a tortura psicológica e o assédio moral, ambos extremamente danosos, podendo levar a vítima a danos irreversíveis.
 
Fiquemos atentos a toda  forma de violência, pois não devemos tolerar, seja de onde for, venha de onde vier. As nossas crianças, os nossos jovens, o futuro deles  deve ser garantido e  preservado. Devemos cuidar dos nossos idosos também, pois já contribuíram muito com seu trabalho e dedicação  para criar seus filhos.
Oremos a Deus que nos ajude e ilumine as mentes dos nossos governantes para que a paz seja possível, que a violência seja banida. Só não podemos nos esquecer que é bíblico: “no mundo tereis aflições.... mais tendes bom ânimo, eu venci e vós vencereis.”
Quando isso acontecer, lembre-se das palavras de Jesus: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário