Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A festa do Pão e Circo

CARNAVAL
 
 O carnaval, tal como o  conhecemos surgiu na Europa, durante a era vitoriana, se espalhou pelo mundo afora, adaptando-se a outras culturas. Todos os anos os brasileiros comemoram, uma festa popular que mistura música, fantasia e muita alegria. Esse é um momento em que as pessoas se soltam e buscam a felicidade nos dias de folia.
 Mas será o carnaval uma festa tão maravilhosa assim…???
 Dizem até que faz girar a economia, que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas, churrasquinhos, etc… Se estas pessoas dependessem do carnaval para vender e viver, passariam o resto do ano a ver navios.
 
O carnaval virou negócio sim , “dos ricos”.
Que o digam os camarotes  VIP, as festas privadas, os abadás caríssimos. E quem não tem dinheiro para comprar aquela roupinha colorida vai para a Pipoca!!
 
Você sabia que maioria dos blocos vivem às  custas do poder público e nenhuma atração sobe em um trio elétrico para divertir o povo só por ser o carnaval uma festa democrática? Carnaval só dá lucro para donos de cervejarias, proprietários de trios elétricos e uns poucos artistas baianos. Para os outros, é só prejuízo!!
 Milhões de reais são pagos a artistas para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa. Mais o povão prefere assim!
 E a quantidade de ambulâncias disponibilizadas numa festa de carnaval para atender aos bêbados que se tornam  valentões e brigam??
Onde estão estas mesmas  ambulâncias o resto do ano inteiro, quando as populações vulneráveis necessitam? E os policiais que estão de plantão nas festas para garantir a ordem no carnaval e, no dia-a-dia, falta segurança para o cidadão de bem ? Você parou para calcular:
·     o quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados?
·      quantos milhões são pagos em indenizações por morte ou invalidez por causa desses acidentes?
·      quanto o poder público gastará com as curetagem que muitas jovens se submeterão depois do carnaval, pois sua inconsequência gerou uma gravidez ?
·      quantas DST’s  são transmitidas onde tudo é permitido??
Quando as massas não estão passando fome e possuem algum tipo de distração ou entretenimento, não se preocupam em lutar por mudanças ou pela própria melhoria de vida. Se  acomodam ficam num estado de vivência passividade. A comparação deste modelo empregado na Roma antiga com os dias atuais não é difícil de fazer. O carnaval se encaixa perfeitamente como “circo” .
E como um véu que se descortina,  uma máscara que cai, alguém pode não concordar com o que escrevo aqui, por revelar algumas verdades que encontrei por trás da fantasia do carnaval. QUEM TEM DÚVIDAS, VÁ ATRÁS E COMPARE !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário