Pages

domingo, 27 de janeiro de 2013

Canindé de São Francisco/SENa última quinta-feira, 24, aconteceu a reunião dos blogs de Canindé com o intuito de criar uma união entre os Comunicadores Sociais locais que produzem informações através dos seus escritos ou simplesmente reproduzindo material de bom conteúdo para conhecimento público da sociedade local.
Adeval Marques

 
De certo tempo para cá estamos percebemos em Canindé que a sociedade está mais interessada na própria informação local produzida por nós mesmos. A prova disso está, num exemplo evidente, no horário do meio dia quando percebemos que as pessoas param para ouvir os programas de noticiários das rádios locais e ficam a escutarem sobre o que de mais variado está acontecendo em Canindé e na região. Em casa no horário do almoço, no carro, no trabalho, ouvindo via celular ou pela “internet” quando as conexões permitem que possam ser ouvida através dos sites das emissoras é inegável o fenômeno que tem público de todas as camadas sociais.

Outro fato/dado interessante admitirmos é a febre das redes sociais, principalmente o Facebook, que já domina 127 países dos 191 existentes crescerem a cada dia onde novos participantes aderem a rede pelos mais variados motivos no interesse de buscar ou trocar informações locais onde compartilham para interesse de todos. É nesse aspecto que surge a ferramenta mais poderosa da internet em termos de disseminação de informação: os blogs.
 
Essa ferramenta criada e disponibilizada gratuitamente pode ser usada por qualquer um e é. Sempre digo que para criar um blog “basta uma ideia na cabeça e um teclado - computador, laptop ou tipos de celular - à mão”. No começo eram tidos como diários digitais de “adolescentes psicodélicos” e logo passou a ser usado por escritores, pensadores, profissionais de várias áreas, políticos, cientistas, militares, organizações e cidadãos comuns que, ao perceber essa forma de comunicação, fizeram com que a família na “blogosfera” chegasse ao número, só em 2007, dos 112 milhões e hoje, segundo um dos maiores sites de pesquisas no setor technorati.com chegamos a casa dos 200 milhões e continua a crescer principalmente depois que foi inserido a postagens por vídeo e criação de rádio web na plataforma.
Em relação a informação sobre Canindé podemos afirmar que hoje a maioria das fotografias e escritos sobre a região , personalidade, fatos, notícias e outras estão partindo dos blogs. A diferença está no fato de que a informação fica por toda vida na página podendo ser consultada a qualquer momento por quem queira. Caiu na rede já era.
 
O poder dos blogs é tão imensurável que grandes corporações tradicionais detentoras do “papel de imprensa” estão repensando como contra-atacar e não estão conseguindo. O tema é tão complexo que agências de nome mundial, revistas, escritores e vários livros já disseram algo sobre o poder dessa ferramenta admitindo que é impossível competir com eles.
 
Em meio ao mundo dos blogs surge a figura do “blogueiro” mais tecnicamente conhecido e chamado por “Comunicador Digital” que nada mais é do que o cidadão fazendo o papel de “Jornalista Cidadão”. Esse comunicador é aquele que se propõe a escrever sobre determinado assunto na esperança de que sua opinião ou suas ideias chegue onde ele não pode ir e para isso basta uma pequena página escrita contendo ou não uma foto ou um vídeo. Através dos blogs se fazem protestos, manifestações, organizam-se ações, campanhas e denúncias que, pela força das redes de conexão, dos compartilhamentos dos grupos e da união entre si, conseguem resultados surpreendentes.
Segundo afirmou uma matéria do Globo: “Bem mais do que inocentes diários eletrônicos, os blogs hoje representam uma mudança radical no uso da informação. Podem ser perigosos para quem não entende a velocidade e a força dos posts, mas também podem ser uma alavanca de sucesso para quem souber tirar proveito deles.” Acrescente-se nesse ponto a frase: “Ignorar a força da informação pelos blogs é negligenciar uma realidade esmagadora.”

Em Canindé a informação variada, ideias, denúncias, a manifestação livre dos escritos expressando pensamento que contribuem para fazer uma sociedade melhor já é lida por todo mundo e tem público variado. Existe blogs com parcerias em sites, outros blogs e até emissoras de rádio dentro e até fora do estado. Isso implica dizer que o mundo está sabendo o que se passa em Canindé através de nós mesmo ao fabricarmos a nossa própria informação e disseminar por todos os lugares. Com a união fica-se mais forte ainda pelo fato da notícia ser publicada na rede de blogs de Canindé e com isso tem-se mais força e representatividade pelo fato de ser uma rede de informação social através de pessoas responsáveis em fazer a informação.
 
Boa parte da chamada “alta mídia”, especialmente em nosso estado de Sergipe, age de forma vergonhosa produzindo informação com “maquiagem” composta de “ruge” e “batom” com “caras” e “bocas”, “frases” e “flores” no “rodapé” da página. Essa informação produzida de forma mentirosa vem “enlatada” como se fosse numa “caixa de sardinhas” e os prestadores deste serviço estão devidamente identificados. De tanto falar em Canindé tem blog que já chegou a 3 mil acessos dia provando que existe interesse por parte de um público que percebeu a coerência, responsabilidade e veracidade no que é escrito. Cada uma envereda pela linha que quer e assim escreve sua própria marca.
 
O fato é que a ideia de reunir os blogs em Canindé trata-se de um projeto para fortalecimento da comunicação local onde foram colocadas sugestões numa reunião que teve a participação de Genilson Santos, Valdir Inácio, Danny Medeyros, Eduardo Melo, Isabel Cristina e Adeval Marques. Os demais comunicadores Tony Correia, Emanoel Aleixo e o blog Na Forma da Lei confirmaram presença para a próxima reunião que acontecerá em breve. Os resultados e ideias da reunião só serão divulgados oficialmente após a segunda que se dará em breve, contudo, pode-se antecipar que ficou pactuada a união entre os blogs citados onde a segunda chamada deve agregar os demais que não participaram e fortalecer a união entre os blogs de Canindé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário