Pages

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA OU ESCREVE !



Fico lendo e observando algumas postagens nas redes sociais e fico estarrecida como estão sendo usadas. Alguns as usam para xingamentos, brigas, rivalidade, disputa política, exposição e depreciação da pessoa humana por coisas tão banais.

Qualquer assunto é motivo de polêmica, brigas  e dissabores. Religião, futebol, política, dentre outras. Dizem que não se discutem, porém estão enganados!

As disputas não param são: por terra, cargos, partilha de bens, posições sociais, status, moda, dinheiro e até quando os namoros e casamentos são desfeitos. Tudo está exposto na rede e é motivo de exposição ridícula e degradante!

 Observando alguns xingamentos de algumas pessoas a outras, fico me perguntando como é que depois se  cruzam nas ruas, nos supermercados, nas lojas, já que não vivemos numa cidade tão grande. Uma  vez ou outra a gente se cruza! As redes sociais viraram um verdadeiro ringue!!  E vou mais além, a vida é como uma roda que gira, há encontros e desencontros. Hoje estou aqui, amanhã acolá. Hoje estou por cima, amanhã por baixo. Não estamos preocupados com o conceito da dignidade da pessoa humana, muito menos com o nosso.

Qualquer  desrespeito aos direitos fundamentais como ao princípio da dignidade da pessoa é um absurdo. E fica um lembrete: nem os animais, seres irracionais se agridem tanto.

O princípio da dignidade da pessoa humana,  foi elevado a categoria de direito fundamental pela Constituição de 1988, que em seu artigo 1º, inciso III - “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana.

Qualquer  exposição degradante ou ofensa a figura humana, seja com palavras ou com imagens que menosprezem ou ridicularizem;  mesmo que  seja considerada “leve ou sem querer”, mas  que desrespeite a pessoa, será entendido como afronta não só à pessoa ou ao grupo ofendido, mas ao próprio Estado de Direito.

Devemos lembrar que o princípio da dignidade da pessoa humana,  é direito fundamental, e foi conquistado com muito esforço. Deve ser tratados com  atenção pelas autoridades, já que na maioria dos casos, os ofendidos  não tem condições de buscar  na justiça os danos que lhe são expostos. E  o pedido de desculpas e/ou perdão não é suficiente para diminuir a humilhação  imposta  a quem quer que seja.
O conceito de dignidade é algo absoluto, diminuí-lo, menosprezá-lo, desvalorizá-lo, ou  desrespeitá-lo, sobre qualquer pretexto é infantilidade. Todo o cuidado é pouco, pois de vítima você pode passar a ofensor.

“CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA OU ESCREVE !!“

VOCÊ PODERÁ RESPONDER PELO SEU DESRESPEITO TOTAL AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo e o novo layout do blog.

    É preciso sim ter cuidado com o que postamos na redes sociais porque elas dão a entender que estamos vivendo "aquele" ou "outro" momento.

    É isso ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia q vc iria gostar!!! E o layout é por conta da Danny!

      Excluir