Pages

quarta-feira, 27 de março de 2013


O verdadeiro sentido da páscoa:
 
A origem da páscoa é bíblica e se encontra no livro de Êxodo, capítulo 12, onde o Senhor declara uma série de ordenanças ao povo de Israel para ser lembrada à sua descendência e cumprida. "Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor". A morte dos primogênitos dos egípcios, e a execução do juízo de Deus sobre todos os deuses egípcios. Há  a da libertação do jugo dos egípcios (Êxodo 12:42) "Esta é uma noite que se deve guardar ao Senhor, porque os tirou da terra do Egito...". O seu significado é bem diverso daquele que o muitos falam: a ressurreição de Jesus.
A páscoa que se comemora hoje não se assemelha nem um pouco com a páscoa bíblica, e que faz parte da Lei que Deus ordenou a Moisés, e que era destinada a  Israel. O nome da Páscoa – Easter,  é derivado do festival pagão da primavera, da deusa anglo - saxã Eostre, e outros costumes  associados  a páscoa como  ovos de páscoa. 
 
A páscoa que foi instituída por Deus,  deveríamos celebrar com júbilo e regozijo a Graça de Jesus, mas infelizmente não é isto o que tem acontecido. Ela tem perdido o sentido.
 
Nos  entristece ao conversar com algumas pessoas e crianças inclusive,   e ao questioná-las  sobre o sentido da Páscoa  dizem que é o dia em que devemos ficar esperando o "coelhinho da páscoa" para comer os "ovos de chocolate”.
Quem nunca deu ou ganhou um ovo de páscoa ? Nas escolas, as festinhas explicam o sentido da Páscoa, dizendo que é por causa de Jesus que nós a comemoramos e distribuem ovos de chocolate. Outro meio que serve para disseminar a  ideia do coelhinho na mente das crianças são os meios de comunicação,  as propagandas que falam sobre os ovos de páscoa. A propaganda infelizmente ajuda a esconder o verdadeiro sentido da páscoa, principalmente para nossas crianças. “Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que podem necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido." (Hebreus 5:12)
Os protestantes,  denominados evangélicos   não celebram a Páscoa, nem judaica e nem na forma católica.
 Entendem que a figura dessa festa cumpriu-se com a morte de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. Celebram a Ceia do Senhor registrada na Bíblia Sagrada. Afirmam que a Ceia do Senhor Jesus substituiu a Festa da Páscoa. O apóstolo Paulo aos cristãos de Coríntios escreve: "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." Coríntios 5:7.
Assim como recebestes a Cristo Jesus, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.  Que maravilha, saber que um dia Ele morreu, ressuscitou e tudo isto foi por nossa causa! Não temos outra coisa para nos orgulhar se não esta! Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário