Pages

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ter filhos do sexo masculino pode encurtar a expectativa de vida das mães

 
 
Mães de meninos podem ter vidas ligeiramente mais curtas do que as mães de meninas. Um estudo mostrou que o risco de morte da mulher aumentava em 7 por cento ao ano para cada filho nascido – um efeito pequeno mas estatisticamente importante, pelo menos para a equipe observada composta por aldeãs finlandesas na Escandinávia pré-industrial.
 
Uma lista de fatores pode influenciar a duração da vida da mulher, tais como a riqueza e a nutrição, assim como o número de filhos que ela tenha. O impacto de ter um menino comparado ao de ter uma menina tem maior probabilidade de ser mais profundo em lugares onde recursos como a comida e os cuidados de saúde são ruins.
 
O estudo, que aparece na publicação Biology Letters, baseia-se em uma pesquisa anterior publicada pela mesma equipe no periódico Science há mais de dez anos, que constatou que para cada filho que uma mulher tem, a expectativa de vida é reduzida em uma média de 34 semanas. Em contrapartida, filhas na verdade aumentavam a duração de vida das mães bem ligeiramente (embora não de modo estatisticamente significativo). Em ambos os estudos, os efeitos de encurtamento da vida foram sentidos apenas pelas mães, não pelos pais.

Erik Lindqvist, do Instituto de Pesquisas de Economia Industrial em Estocolmo, que acompanha a duração da vida e os nascimentos na Suécia, não está convencido. 'Nunca conseguimos repetir os resultados', afirmou.
 Grazyna Jasienska, que estuda longevidade e saúde reprodutiva na Escola de Medicina da Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, Polônia, acredita que os efeitos dos filhos na duração da vida são certamente reais – e são provavelmente devidos a fatores biológicos, tais como a amamentação.

Outros estudos constataram que meninos podem ser mais onerosos para as mães biologicamente porque eles tendem a ser levemente mais pesados no nascimento do que meninas. E alguns estudos constataram que as mulheres gastam mais energia produzindo leite materno para meninos – embora os resultados de tais estudos tenham sido inconclusivos.

The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. Por Zoe Cormier- The New York Times News Service/Syndicate

Nenhum comentário:

Postar um comentário