Pages

sábado, 23 de fevereiro de 2013

MAIS EDUCAÇÃO, UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS
O programa Mais Educação chegou. As escolas recebem apoio financeiro necessário para aquisição de materiais pedagógicos e monitores. As oficinas são compostas de até 30 alunos de séries diversas e os funcionários também tem que fazer uma reorganização em seus horários para atendimento no programa.
O Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacional.
Considera-se objetivo: “ diminuir as desigualdades educacionais por meio da jornada escolar”. Recomenda-se adotar como critérios para definição do público, os seguintes indicadores:
– estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade social e sem assistência;
– estudantes que congregam seus colegas – incentivadores e líderes positivos (âncoras);
− estudantes em defasagem série/idade;
− estudantes das séries finais da 1ª fase do ensino fundamental (4..º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão na transição para a 2ª fase;
− estudantes das séries finais da 2ª fase do ensino fundamental (8.º e/ou 9.º anos), nas quais há um alto índice de abandono;
− estudantes de séries onde são detectados índices de evasão e/ou repetência;
A escola dará neste projeto o seu melhor, algo que talvez possa mudar e/ou melhorar a aprendizagem, a defasagem escolar a inclusão, etc, contratando e orientando jovens  adolescentes, para monitoria dos projetos.
Há aqueles pessimistas quanto ao projeto, pois dizem o seguinte: “Você finge que ensina e eu finjo que aprendo”, no andamento do projeto no que diz respeito a letramento e matemática. Outros acham muito desgastante. Há os que chamam o projeto  de mais bóia, mais bagunça, mais incômodo.
Eu digo estamos, porque todos na escola devem estar envolvidos no projeto. O alunado, no geral, não quer aprender. Essa é a maior dificuldade, que  percebemos, pois eles não vislumbram nada diferente do que vivem.
O governo, a escola e os professores querem mais para eles. Queremos que a sua aprendizagem vá alem do ler e escrever. Que ele perceba que é possível ir além do que seus pais foram, e que para isso precisam se esforçar e querer. A escola, os professores, os funcionários e o governo tentam fazer sua parte, mas esbarram no desinteresse dos alunos e pais. Se o programa vai ser bom ou não ainda não sabemos, mas todas as tentativas são válidas quando se trata de educação.  Sabemos que alguns municípios em todo país já sinalizam bons resultados, esperamos o mesmo no nosso município!

Nenhum comentário:

Postar um comentário