Pages

terça-feira, 1 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO INTEGRAL, VOCÊ SABE O QUE É ISTO?




Na educação estamos para interagir. Por  exemplo,  ensinar a razão de ser do ensinar a matemática e fundir- se porque não,  com a música, dança e desenho, etc. Formar pessoas que vão além de aprenderem a fazer “de cabeça” as contas. Elas devem ser capazes de aprender a pensar operativamente a ponto de tornarem também  suas, as grandes questões do universo.  

Quando dizemos que aprendemos para a vida, os conteúdos escolares não podem ser isolados!
Pessoas capazes de dialogar não são como as máquinas do mundo, do mercado, mas são com os pensadores e filósofos do mundo da vida. Pessoas que aprendem com significado, que encontram desde pequeninos  sentido no que estão aprendendo, tudo sendo contextualizado com o seu dia a dia. Pessoas alfabetizadas e letradas, é o que sonhamos.
Ensinar uma matemática significativa, que convide a partir dos números para as grandes perguntas da vida onde o que vemos é uma regressão para uma contabilidade utilitária e repetitiva.

Ensinar uma gramática que possa ter sentido ao ser ensinada, e  não apenas para sabermos separar as sílabas, até usando os encontros consonantais, hiatos, ditongos, tritongos.
A razão de ser da gramática e do conhecimento em geral é levar educandos à compreensão de que em um mundo tão plural ( mesmo ainda desigual) existem muitas outras gramáticas e múltiplas formas de pensar, falar e escrever “corretamente” .

Que  sirva a gramática para estimular  pessoas a serem leitoras, que leiam e deleitem-se com Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa e tantos outros criadores de arte e poesia do passado, de agora e de um futuro distante.
Para ensinar história, não deve ser  apenas de contar  “ nossa história  e de nossos heróis”. Acredito em  uma  história que ensine crianças e jovens a compreenderem o que existe no fundo de toda a complexa experiência humana ao longo de sua difícil trajetória na Terra .
Falar em ensinar  geografia e outras ciências, deveria servir para formar pessoas não apenas vocacionadas a um mero “desenvolvimento sustentável”, mas a uma outra compreensão do mundo, da vida e uma outra sensibilidade (além do que apenas uma outra ética), para com o ser humano, a natureza e o ambiente.

Devemos educar muito além do funcional, do utilitário, do competente-competitivo  interagir o útil e o aparente inútil...

Educação em tempo integral, onde tudo está intimamente ligado, interagindo! Esta eu defendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário