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domingo, 11 de março de 2012

A secretaria de Educação lançou o desafio este ano para as escola municipais de Canindé Alfabetizar enfatizando o tema: “Uma questão de sustentabilidade". Eu apoio esta ideia e explico.

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades dos seres humanos que visam suprir as suas necessidades atuais, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Sustentabilidade no caso da Alfabetização está diretamente relacionada ao desenvolvimento educacional, levando em consideração uma aprendizagem significativa para estes alunos, sem agredir sua individualidade, usando os mais variados recursos  de forma inteligente para que estes alunos tenham a oportunidade de  expor suas dificuldades, sanar suas deficiências, para que  tenham um futuro promissor. Seguindo estes parâmetros,  podemos  garantir o desenvolvimento sustentável na área educacional de nosso município.

Nossa reclamação como educadores é freqüente de crianças, jovens e adultos que não sabem ler, e que muitas das vezes são empurrados para o ano seguinte, sem ter a mínima  oportunidade de serem trabalhados em suas dificuldades.
Vemos nossas salas de aula mescladas, parecendo que são multisseriadas no que se diz respeito à dificuldades em leitura e a escrita , alunos que estão em diferentes níveis.
Alfabetizar é um processo contínuo, pode até ter um início, mais um fim é bem difícil. É preciso ressaltar que alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, do usual aprender a ler e escrever. Estar alfabetizado é poder ser capaz de ler, compreender o conteúdo, interpretar e poder discutir o tema abordado, o que muitos hoje usam o nome de letrado e/ou letramento. Mais afinal, para que existiu alfabetização todos estes anos? Nós apenas codificamos e/ou decodificamos as  letras o tempo todo?

Acredito que não, pois desde que surgiu a palavra “alfabetização” passamos por ela, e não apenas decodificamos ou codificamos letras. Letramento é um termo novo, porém nós ensinamos para a vida, aprendemos para a vida, existem sim, claro aqueles que educam e não estão preocupados em apresentar este horizonte de possibilidades para seu educando. Mais estar alfabetizado é isto: o educador e o aluno entram num processo interdisciplinar, no qual a criança compreende que o que aprende tem sentido e pode ser usado em outras matérias e para a sua vida. Devemos ensinar para a vida esta é a verdade...
Alfabetizar é orientar a própria criança para o domínio leitura e da escrita e levá-la ao exercício das práticas  de leitura e escrita. Ela sabe ler e escrever e  precisa ter  as habilidades e gostar  da leitura e da escrita de diferentes gêneros textuais, contextos, etc . É necessário que  a criança  aprenda a ler e a escrever convivendo com práticas de leitura e de escrita no seu dia a dia.
Para que crianças, jovens e adultos se apropriem da leitura é preciso torná-la significativa, atraente, útil e diária.

 É o que estamos fazendo, tornando estas ações corriqueiras em nossas salas de aula, esquecendo um pouco os conteúdos, e nos centralizando nos problemas apresentados por nossos alunos por meio de diagnóstico realizado pelos educadores nas salas de aula.

Não é tarde para repensar e para um recomeço. Nossos alunos poderão ter a oportunidade de voltar lá atrás, resgatar o que aprendeu, rever o que estudou e até mesmo sanar aquela deficiência em leitura e escrita que ficou lá atrás, que o impede de progredir, avançar. Sem esquecer de enfatizar que todas as matérias serão beneficiadas!!
Vamos que vamos....penso que é o início de um novo tempo, nossos alunos merecem isto  e não ficarem repetindo todo dia: “se você finje que ensina, eu finjo que aprendo ou.. nossos professores ensinam demais e nós aprendem de menos!!!”

 A ESCOLA SANTA LUZIA ESTÁ APOSTANDO NISTO!!!

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