Pages

terça-feira, 31 de março de 2015

Saiba mais sobre os Conselhos Municipais em Canindé

Com a atuação da Secretaria Executiva dos Conselhos, e com  o apoio do Ministério Público e foram ativados os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEAN, o Conselho dos Direitos da Pessoa  Idosa - CMDPI e o Conselho dos Direitos da Mulher – CMDM todos vinculados à A Secretaria de Bem Estar Social. O Conselho de Assistência Social – CMAS é um dos Conselhos que desde 1997, ano de criação a lei e do fundo municipal, tem sido atuante no município.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS
O CNAS foi instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), em 1993, para promover o controle social da política de assistência social e contribuir para o seu permanente aprimoramento, a partir das necessidades da população. 


Algumas de suas principais competências são aprovar a Política municipal de Assistência Social, regular a prestação de serviços públicos e privados de assistência social, zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativo de assistência social e convocar  a Conferência de Assistência Social, acompanhar e fiscalizar os gastos, programas e projetos voltados à assistência social, bem como deliberar, normatizar, e ser consultivo em alguns casos, no tocante à política de assistência social no município.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEAN, é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição. O Conselho tem caráter consultivo e assessora o Prefeito na formulação de políticas e na definição de orientações para que o município garanta o direito humano à alimentação.


O CONSEAN estimula que a sociedade participe da formulação, execução e acompanhamento de políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Considera que a organização da sociedade é uma condição essencial para as conquistas sociais e para a superação definitiva da exclusão. Trabalha sobre diferentes programas, como a Alimentação Escolar, o Bolsa Família, a Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, a Vigilância Alimentar e Nutricional, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário