Pages

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PÁSCOA



O que é a Páscoa para você? Ovos, chocolates, presentes, bacalhau?

Com certeza não, eu sei.
Não tem nada a ver com ovos nem coelhos.
Sua origem fala dos   tempos do Velho Testamento, do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata no capítulo 12 do livro do Êxodo. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. Então ele permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.

Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar a festa da Páscoa e deveriam lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.


As igreja evangélicas comemoram a morte e a ressurreição de Cristo através da Cerimônia da Santa Ceia. Na antiga Páscoa judaica, as famílias removiam de suas casas, todo o fermento e todo o pecado, antes da festa dos pães asmos.


Devemos nós os cristãos confessar os nossos pecados e deles arrepender-se, abandonando o orgulho, a vaidade, inveja, rivalidades, ressentimentos, assim como Jesus fez com os discípulos. Ele instituiu uma cerimônia memorial, a ceia, em substituição à comemoração festiva da páscoa.

I Coríntios 11:24 a 26 diz:
Jesus tomou o pão, "e tendo dado graças o partiu e disse: Isto é o meu corpo que á dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no Meu sangue, fazei isto todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do senhor, até que ele venha."
 O partir do pão, indica os sofrimentos pelos quais Cristo havia de passar em nosso favor. Alguns imaginam que quando Ele diz "isso é o meu corpo" signifique o pão e o vinho se transformassem realmente no corpo e no sangue de Cristo. Muitas vezes Cristo se referiu a si próprio dizendo "Eu Sou a porta" (João 10:7), "Eu sou o caminho" (João 14:6). Isto esclarece, que o pão e o vinho não fermentado, são símbolos e representam o sacrifício de Cristo. Participar da cerimônia da ceia, ele está proclamando ao mundo sua fé no sacrifício de Cristo e em sua segunda vinda. "Não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber convosco no reino de Meu Pai."Mateus26:29
A cerimônia da Santa-Ceia, que Jesus instituiu, que veio a substituir a Páscoa, e tem vários significados

O Lava-Pés, significa a humilhação de Cristo. Mostra a necessidade de purificar a nossa vida. Não é a purificação dos pés, mas de todo o ser, todo o nosso coração. Reconciliação com Deus,  nosso próximo e conosco  não somos mais do que ninguém.
A Ceia significa a libertação do Pecado através do sacrifício de Cristo. Significa também estar em comunhão com Ele, é um antegozo dos salvos, Jesus disse: "Não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber convosco no reino do meu Pai. (Mateus 26:29)

Cuidado com os costumes  que tentam mudar os princípios bíblicos onde os princípios bíblicos são alterados por costumes e filosofias humanas. Adoração a ídolos, mudança do sábado para o domingo, o coelho e o chocolate, são apenas alguns exemplos. A Bíblia, deve ser única regra de nossa fé, para orientar, esclarecer e mostrar qual o caminho que nos leva a Deus e que nos apresenta os fundamentos de viver com Cristo e os remidos, num novo céu e numa nova terra. Rejeite as crendices, tradições, fábulas, e mudanças humanas. Examine tudo, ore, para saber o que hoje é crendice ou tradição, estando atento para saber discernir as coisas.
Jesus disse "Fazei isto em memória de mim." Ele disse tudo o que deve ser feito. Precisamos seguir o que Ele ensina e não outras tradições ou ensinamentos. Mateus 15:9 adverte: "Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens."

Nenhum comentário:

Postar um comentário