Pages

domingo, 1 de julho de 2012

Há uma passagem que diz que até o tolo passa-se por sábio, quando está de boca fechada.




FATOS SOBRE A MAÇONARIA

Extraído do livro de John Ankerberg a Weldon Obra Missionária Chamada da Meia Noite.

 
“O que apresentamos neste livro, é uma análise da maçonaria propriamente dita, como declarado pelas autoridades maçônicas que nos foram recomendadas pelo pela metade dos Grandes Lojas  nos Estados Unidos.”
Os autores  entrevistaram maçons e as maiores autoridades sobre os ensinamentos da maçonaria. Compare com os ensinamentos bíblicos. As informações que apresentamos foram plenamente documentadas através de fontes maçônicas de reconhecida autoridade, sendo também confirmadas como exatas por maços e ex-maçons.
O QUE É A MAÇONARIA?

A Maçonaria é um clube social e uma escola de aprimoramento moral. Para o ensinamento moral ela utiliza "fábulas". Algumas destas são inspiradas com base na Bíblia. Mas na Maçonaria não se reza, não se prega, não se adora, não se discute  a salvação das almas.
 Os valores morais da Maçonaria são: honestidade, ética, manter a palavra, trabalho honesto, beneficiencia, humildade e discrição ao fazer o bem, respeito as liberdades individuais, respeito a liberdade de religião.


É uma associação de caráter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa.

Embora seus membros não classifiquem a organização como sociedade secreta, muitos acreditam que seja. As especificações encontradas para explicar o que é a maçonaria remetem a uma associação de caráter universal, com membros que valorizam de desenvolvem, entre outras coisas, a filantropia, a justiça social, os princípios de liberdade, a democracia, a igualdade, e a fraternidade.

Também é conhecida como Pedreiros-Livres ou “a Loja”, é uma ordem poderosa, secular, fraternal que segundo as autoridades maçônicas, começou em princípios do século dezoito.

Alguns historiadores apontam o século V a.C (antes de Cristo) como surgimento desse grupo, com a construção do Templo de Salomão. Justamente por essa linha de estudo, muitas pessoas relacionam a organização com a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão , também conhecida como Ordem do Templários.

A fim de manter seu segredo, a maçonaria faz uso de simbolismos, juramentos e rituais secretos para instruir os novos membros, chamados de “neófitos”. Cada novo membro, durante essas cerimônias secretas, jura permanecer fiel à Loja e aos seus ensinamentos. Tais ensinos informam ao novo candidato como ele dever servir, e as recompensas que se pode esperar.
 
“Todos os maçons concordam em declarar que ela é um sistema ético, mediante cuja prática os seus membros podem progredir em seu interesse espiritual, subindo a escada teológica da Loja na terra para a Loja no céu .”(Enciclopédia Revisada da maçonaria de Albert G. Mackey)

Outras autoridades maçônicas respeitadas definem a maçonaria nos seguintes termos:
(Maçonaria) é aquela sociedade religiosa e mística cujo alvo é a perfeição moral com base na igualdade e fraternidade gerais.
É uma religião sem credo, não pertencendo a qualquer seita, mas encontrando a verdade em todas elas... Ela busca a verdade, mais não define a verdade...

Estudando história, para você ter uma idéia a Maçonaria articulou a Independência Brasil, a Libertação dos Escravos, a Proclamação da República.

Alguns maçons famosos: D Pedro I, José Bonifácio, Gonçalves Ledo, Joaquim Nabuco (um dos principais abolicionistas), Conselheiro Macedo Soares (outro dos principais abolicionistas), Marechal Deodoro da Fonseca e Rui Barbosa entre outros.
Também articulou a Independência Americana. Maçons famosos: vários entre eles, Benjamim Franklin e George Washington.

Qual é a autoridade final para os ensinamentos apresentados em cada Loja Macônica?

A Grande Loja de cada estado estabelece o Ritual e a interpretação deste Ritual – “ o que acontece na loja” que deve ser seguido pelos membros desse estado.

O que é a Loja Azul, O Rito Escocês e o Rito York?

A Loja Azul é  a loja-matriz da maçonaria. Lá são conferidos os três primeiros graus: 1. Aprendiz Maçom, onde o indivíduo é iniciado nos primeiros mistérios da fraternidade maçônica, 2. Grau Companheiro e  3. Grau do Mestre Maçom.

O Rito Escocês é conhecido onde o indivíduo prossegue mediante graus numéricos, começando com o quarto e terminando com o trigésimo - segundo grau, o trigésimo terceiro - terceiro grau é ativo ou honorário.


Então...A Maçonaria é uma religião?

Inúmeros maçons são cristãos e muitos são de outras crenças religiosas.
A maioria dos maçons é inflexível em declarar que a maçonaria não é uma religião. Argumentam que não é uma religião em vista do seguinte:

- não oferece um sistema ou ensinamento de salvação;

- não possui credo, profissão de fé, teologia e ritual de adoração;
- não tem símbolos religiosos como encontrados nas igrejas;
O principal autor recomendado pelas grandes Lojas foi Henry Wilson Coil e sua Masonic  Encyclopedia, que cita a definição dada pelo dicionário Funk e Wagnall - 1941, e depois assegura que a maçonaria se encaixa não só nessa definição, como também na definição do dicionário que constitui uma igreja.
Coil declara: “ A maçonaria certamente exige a crença na existência de um Ser Supremo, a quem o homem deve prestar contas e de quem depende. O que a igreja pode acrescentar a isso, exceto levar o individuo à comunhão com aqueles que tenham os mesmos sentimentos? ... É exatamente isso que a Loja faz”.

Em outras palavras Coil não diz apenas que a maçonaria é uma religião, mas também que a maçonaria funciona como uma religião tanto quanto a igreja.

Segundo Albert Mackey, na Mackey Revised Encyclopedia of Freemasonry o terceiro autor mais reomendado das grandes Lojas cita a definição de religião de Webster e depois comenta: “ A maçonaria pode reivindicar seu direito de ser chamada ae instituição religiosa”.

E então, a maçonaria  é ou não portanto uma religião? Pode um cristão ser maçom?
Está curioso(a)? Acompanhe nossas próximas postagens e tire suas próprias conclusões.

Bem, há os que consideram que tudo que não está na Palavra (Bíblia) é coisa do Diabo. Se este for o critério a ser utilizado, sim a Maçonaria, o computador, a televisão, a internet, as olimpíadas o futebol são todos coisa do Diabo.

É necessário se apropriar bem da palavra, para não andar por ai falando do que não se conhece, nem se sabe...
A bíblia nos manda examinar tudo e reter o bem!
Mais não se preocupe, postaremos aqui outros textos relacionados à maçonaria para esclarecimentos.
Nosso objetivo aqui não é defender nem criticar sem fundamento. A palavra esclarecerá o que não podemos é ser preconceituosos, criando julgamentos antecipados sem dominarmos o assunto. Aguardem e fiquem com Deus.

Estátua da Liberdade - símbolo da maçonaria, com a tocha e o livro na mão esquerda.
 

3 comentários:

  1. Assim é que se faz: estudar, pesquisar, refletir, para depois poder emitir opinião. Sábias palavras Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh meu querido, obrigada por acompanhar e curtir! Abraços!!

      Excluir
  2. SOU FILHO DE MAÇON , E MEU PAI INICIOU DOIS IRMÃOS MEUS , SEUS FILHOS. É DEUS NO CEU , NA TERRA E MACONARIA TAMBÉM ; POR QUE FUNCIONA COMO FAMILIA , E O QUE DEUS DEIXOU DE MAIS SAGRADO DO QUE A FAMILIA.

    ResponderExcluir