Pages

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rio + 20





O futuro que queremos para o nosso planeta.

Há 20 anos  atrás o Rio de Janeiro foi palco da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Naquela época os homens já estavam preocupados com uma conciliação indispensável à nossa sobrevivência. A Carta da Terra, documento que defende vários princípios, entre eles o que diz que “ a paz, o desenvolvimento e a proteção do meio ambiente são interdependentes e  inseparáveis”.
Desde 1990 reuniões de cúpula  aconteceram com a participação de chefes de estado e autoridades no assunto – talvez pelas necessidades ou pela demora da efetivação das medidas estabelecidas na conferência.
Agora a Conferência das nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é organizada , com o propósito de celebrar a Rio 92, contribuindo para o planejamento das próximas décadas com ações que não degradem os recursos naturais, renovando o compromisso político e o ecodesenvolvimento.

Reflitamos... será que temos colhido bons frutos em todas estas mobilizações que foram realizadas nas décadas passadas?

Como podemos contribuir com idéias e visão positiva para hoje?
No mês de julho o Rio promoveu diálogo global com líderes de vários lugares do mundo.
Que futuro nós queremos? Mesmo sem ter comparecido a Rio + 20?
Bem, além de dois temas centrais da conferência - estrutura do desenvolvimento sustentável economia verde - o Brasil elegeu alguns eixos nos quais todos podem atuar: Erradicação da pobreza e da fome, educação básica para todos, igualdade entre sexos, garantia de saúde para as gestantes, combate à AIDS e à malaria, e outros.

E então, vamos à luta?!!! Está em nossas mãos o futuro de nosso país e mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário