Para tratar de
educação integral, escola integrada,
necessitamos entender os caminhos, onde todo educando tem direito a outros
tempos e espaços educativos.
Canindé está
caminhando neste rumo, abrindo caminhos e dando oportunidades aos caminhantes...
Acreditar no mundo é o que mais nos falta:
Nós perdemos completamente o mundo, nos
desapossaram dele. Acreditar no mundo significa principalmente suscitar
acontecimentos, mesmo pequenos que escapem ao controle, ou engendar novos
espaços-tempos, mesmo de superfície ou volume reduzido . Gilles Deleuze-1992
A INFORMAÇÃO, O
CONHECIMENTO E O SABER – UM INTERVALO
A educação começa no conhecimento e deságua no
saber, enquanto a capacitação começa na informação e deságua no conhecimento.
Em seu livro “Da
relação com o saber” Bernard Charlot lembra que no campo da educação
podemos colocar em escala de valor - de - aprender três categorias do que se
vem a compreender e utilizar. Seus nomes nos são muito conhecidos, mas é
exatamente a relação que ele estabelece entre elasque importa, sdobretudo entre
a segunda e a terceira categorias: a informação, o conhecimento e o saber.
A primeira categoria é a informação. A menos
complexa, a menos dialógica, a mais conhecida e, sobretudo nos meios de
comunicação de massa, a mais instrumental. Um manual que acompanha uma máquina
fotográfica instrui a respeito do seu uso. A própria categoria “instrutor” revela os limites deste campo do
aprendizado.
Para conhecer através do aprendizado importa não
apenas dominar uma técnica ou compreender uma questão, mas refletir sobre o que
se aprende e conhece. Conhecer implica possibilidade da interpretação, de
desacordo, de um diálogo- com, através do qual o que eu aprendo não é
exatamente o que leio ou ensinam-se.Aprendo um conhecimento quando torno meu o
pensamento de outro através do meu.
O saber é um passo além. Informações se acumulam
como uma posse de mente. Conhecimentos interagem com quem conhece e transformam
o “conhecedor” em um alguém que não apenas sabe, mas compreende e pensa crítica e criativamente a partir do
que passou a conhecer. Possuímos uma informação, pensamos pessoalmente e
dialogamos interativamente através de conhecimentos. De sua parte, o saber flui
através de nós.
Sem pertencer a ninguém, o saber é algo entre
símbolos, sentidos e significados que partilhamos com redes de pessoas que se
conectam através da partilha do que elas participam apenas através de situações
de diálogo.
Assim, muito além da informação e ainda adiante do
conhecimento, “aprender-a-saber” não envolve um acúmulo ou uma estocagem de
representações manipuláveis em seus conjuntos na medida em que pensamos ou
quando memorizamos alguma coisa. O saber não é uma matéria do pensar que possa
ser passada em unidades de um plano para o outro.
Assim será uma realidade em nosso país. A educação integral está chegando e inovando o ensino, tornando a escola atraente, tornando o conteúdo escolar com um significado. As atividades não são soltas, descontextualizadas. Os desafios são inúmeros, o trabalho dobrado, porém os ganhos com este aluno na escola em tempo integral, serão refletidos no seu aproveitamento escolar, no seu comportamento, na sua interação e socialização com o meio. Apostamos nesta ideia. Chegou o tempo da escola abrir espaço, reorganizar o tempo e se tornar atraente para toda a comunidade escolar!!!
Assim será uma realidade em nosso país. A educação integral está chegando e inovando o ensino, tornando a escola atraente, tornando o conteúdo escolar com um significado. As atividades não são soltas, descontextualizadas. Os desafios são inúmeros, o trabalho dobrado, porém os ganhos com este aluno na escola em tempo integral, serão refletidos no seu aproveitamento escolar, no seu comportamento, na sua interação e socialização com o meio. Apostamos nesta ideia. Chegou o tempo da escola abrir espaço, reorganizar o tempo e se tornar atraente para toda a comunidade escolar!!!
Extraído do livro Jaqueline
Moll pags 46 a 49.
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