Pages

segunda-feira, 2 de julho de 2012

IV SEMINÁRIO NACIONAL DO EDUCAÇÃO INTEGRAL

NOSSA VIAGEM A BRASÍLIA:

           CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – BRASILIA DF

Começamos com as palavras de Portinari: “ passo a vida fabricando o real.”O programa em 2008 estava inserido nas capitais das grandes cidades, e até  2012 agraciou os 5.565 municípios da federação.
O programa vem para combater a evasão escolar, a situação de risco e vulnerabilidade social das nossas crianças e adolescentes. Beneficia as crianças do bolsa escola e o IDEB(índice de desenvolvimento educacional) .
O programa mais educação toca e afeta o problema de perto, onde se libera nas escolas a música, o teatro, e não pode ser levado em consideração de ser apenas mais um programa, mais é política de direito, pois estes alunos estarão inseridos em atividades que irão melhorar a aprendizagem, despertar o prazer pela leitura, contação e o prazer em estar na escola.
 Os dados mostram que os países que reduziram a desigualdade social, só conseguiram através da educação.  Desigualdade pode ser melhorada. Já a desigualdade racial aflora e não melhora. A pobreza pode ser mudada, porém a desigualdade racial tem que ser enfrentada no combate a violencia contra a juventude, negros,quilombolas, etc. A agenda de direitos e cidadania faz valer os direitos.
Existem inúmeros desafios para a educação integral. As tecnologias estão ai e a escola ainda está despreparada para absorver isto. Tecnologias e educação digital são novos paradigmas que estão sendo construídos para a educação brasileira.
Paulo Freire já dizia e defendia que era na escola pública que a criança deveria ter acesso a  estas tecnologia. E a gente se pergunta: Por que é mais atrativa a rua do que a escola para a criança? Por que uma criança de 05 anos de idade já sabe ligar um computador, manusear jogos eletrônicos e estar conectado para isto? A escola está preparada? Os educadores estão sabendo manusear aparelhos de última geração? O que atrai esta criança para a rua, se a escola já não o atrai?
Paulo Freire defendia uma educação integral, que trabalhasse um todo, nada isolado, pois este sujeito deve ser autor de sua história, defendia um currículo aberto, de vida, de experiência.
MAIS EDUCAÇÃO : UM DESAFIO QUE IREMOS VENCER!
" Começaram as inscrições para ser um monitor do Programa Mais Educaçao. Você deseja ser um destes? Procure a Secretaria Municipal de Educaçao, no Departamento de Projetos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário