Pages

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cultura é hora de resgatar




 
CULTURA... SONHOS E HISTÓRIA
Cultura é a ação de cultivar  as ideias, raízes, a terra, conhecimentos, técnicas  de padrão de comportamento que  caracterizam determinada sociedade, estado ou estágio do desenvolvimento de um povo ou de um período - Cegalla.
O não reconhecimento e  a desvalorização das diferentes culturas em nosso país está fazendo com que a homogeneização cultural se imponha em algumas escolas e espaços públicos.
Sabemos o povo não é um só, as pessoas mudam, são diferentes, convivem em grupos diferentes, e não  se é admitido pensar que todos nós somos iguais, sobre um padrão cultural que seja modelo para um povo rico, em diversidade como o brasileiro.
É necessário apresentarmos e colocarmos à tona certas culturas silenciadas e escondidas, que nunca aparecem na mídia.  Em outras palavras, isto também é violência contra estas parcelas da população.

É preciso que reflitamos sobre nossa cultura, história, sonhos. É necessário que você que é jovem mergulhe, valorize e expresse.. . É preciso contarmos  a nossa história,  a história de outros que ninguém contou, reconhecer as nossas raízes,  descobrir e redescobrir as histórias contadas pelos nossos antecessores, aquelas vozes que foram caladas, e descobrirmos ainda mais a nossa identidade cultural.
É simples e prazeroso descobrir lugares, nomes, cheiros, sabores, crenças, cores, palavras, datas, músicas, tudo que pudermos resgatar de nossa memória, isto é cultura.
Somos um povo rico em diversidade. Precisamos deter o preconceito e invadir esta imensidão cultural que nos rodeia. É preciso também expressarmos as nossas descobertas. adaptado*  Ildete Emanuele Nogueira de Souza - Revista Mundo Jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário