Pages

terça-feira, 17 de junho de 2014

Vale a pena se expor tanto?

Há quem pense que estar antenado, na moda, plugado é expor sua vida nas redes sociais.
Esta semana me peguei vendo uma cena inusitada e fiquei assustada com uma postagem de uma adolescente de nosso município,  que tira foto de suas partes íntimas, vestida com trajes chamativos, insinua com o corpo as  coxas e bumbum,  publica em uma rede social, com uma mensagem chamativa, pensando estar agradando e fazendo uma coisa excepcional. Mostrar seu corpo mesmo que por baixo dos tecidos. Isto  mostra a vulnerabilidade de nossos jovens, não bastando  os comentários sobre tal acontecimento foram muitos pela foto, pelo tamanho, etc.

Não me contive, mandei instantâneamente uma mensagem para esta garota, e a aconselhei para que  a foto fosse retirada. Obtive sucesso, a garota retirou e disse estar arrependida.

Fiquei refletindo sobre a inocência de uma menina que se expõe tanto aos riscos das redes sociais.
Mas existem aqueles diferentemente desta garota, não se expõe vulgarmente ou sensualmente, mas a sua vida é contada nos mínimos detalhes nas redes sociais.

Esta reflexão é para alertar a nós mesmos dos perigos de estarmos expostos e de mostrarmos demais ao outro nossas preciosidades, talentos e  dons, seja publicando fotos, comentando onde vamos, o que fizemos, o que compramos, o que temos.

No meio evangélico há um termo que se diz: “ não dê suas pérolas aos porcos”. “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mt 7. 6)
Antes de tudo, precisamos observar que esse texto esta dentro do conhecido “sermão do monte”, que foi proferido por Jesus aos seus discípulos.  O que os discípulos de Jesus teriam em sua posse que era “santo” e que era uma “pérola”?
Certamente todas as evidências a respeito do reino de Deus. Os discípulos de Jesus herdam dEle a “pérola” chamada evangelho, que é a palavra de salvação, a boa notícia, a demonstração do poder e do amor de Deus através de prodígios e da exposição da Palavra. Essa é a pérola santa dada por Deus aos Seus discípulos.

Observe que a ordem para “não dar o que é santo” e “não jogar as pérolas” se refere e indica dois personagens: os cães e os porcos. O texto mostra que esse tipo de “pessoa” pisa no que é santo e dilacera os que apresentam a pérola, resistindo ferozmente: “para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mt 7. 6)
Jesus fala aqui daqueles que resistem e zombam demoniacamente das pérolas santas que os discípulos portam e buscam compartilhar. Os discípulos não devem perder seu tempo com esse tipo de pessoa que mostra claramente que despreza e rejeita veementemente tudo que vem de Deus.

Em outras palavras, muita gente não  agüenta nossa felicidade, nossas conquistas, nos anseios.

E muitos de nós ainda não estamos preparados para usar as redes sociais, seja observando, seja publicando nossas aspirações.  Às vezes colocamos algo na nossa empolgação e inocência. O  outro a nos observar  critica veementemente, pela nossa falta de vigilância. Nos  expomos  se  compramos um carro novo, tiramos a foto e  publicamos; se vestimos uma camisa nova, se temos bilhetes de passagens para o exterior, emprego novo, até mesmo quando colocamos nossos sentimentos subjetivos como : “ nunca fiz isso, vou fazer... vou conseguir  ” mostrando para muitos nossa inexperiência em algumas áreas e nossos medos.”
Nossa dificuldade  de compreender certas coisas, nos levam para bem distante da realidade, pois gostamos o elogio, da lisonja. O que é cruel é que às vezes  nossa sociedade hipócrita é a mesma que nos aplaude e é a mesma que nos critica, e refletindo vemos que não vale a pena se expor tanto.
Temos nossas virtudes, valores, talentos, e muitas conquistas que são pérolas que não vale a pena serem expostas e nem podem ser publicadas de vez. Tudo a seu tempo. As coisas boas que possuímos, devemos  ir revelando aos outros aos poucos.

Vale refletir e ser mais prudente em todas as áreas de nossa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário